A Cirurgia Ortognática é o procedimento cirúrgico que tem como objetivo promover a correção do posicionamento inadequado dos maxilares (maxila e/ou mandíbula). Proporciona melhorias na estética facial e no sorriso, na oclusão dentária (mordida), corrige problemas funcionais, como de mastigação, deglutição e fala. Além disso, há correção de distúrbios respiratórios associados, permitindo uma melhora na passagem de ar pelas vias aéreas superiores, principalmente em pacientes com problemas de ronco e com síndrome da apneia obstrutiva do sono.
Os pacientes que são candidatos à realização da Cirurgia Ortognática apresentam deformidades dento-faciais, ou seja, podem haver, na maioria das vezes, alterações tanto no posicionamento dos dentes (mordida incorreta) quanto das estruturas ósseas da face. Porém alguns pacientes, podem apresentar um posicionamento dentário correto associado à uma face desarmônica.
As correções no posicionamento dos dentes são realizadas com o tratamento ortodôntico (Ortodontia), que terá como objetivo em um paciente orto-cirúrgico, alinhar e nivelar os dentes corretamente em relação as estruturas ósseas da face. Após essa etapa, é realizada a Cirurgia Ortognática, que permitirá que as estruturas ósseas da face sejam reposicionadas de forma adequada e harmônica.
Desta forma, a Ortodontia e a Cirurgia Ortognática realizam ações complementares, visando o melhor tratamento para seus pacientes, respeitando os limites de cada área.