Cirurgia da ATM

A Articulação Temporo-Mandibular (ATM) é a articulação da mandíbula com o crânio, sendo composta bilateralmente pelo côndilo mandibular, fossa glenóide, disco articular e cápsula articular. Além disso, a ATM é influenciada por músculos, tendões, ligamentos, pela oclusão dentária (mordida) e pela relação entre os maxilares (maxila e mandíbula).

 

Todos esses componentes apresentam um equilíbrio entre si, permitindo que haja movimentação da mandíbula de forma ampla, sincronizada e sem dor. Uma vez que esse equilíbrio é perdido, o paciente pode evoluir com dores na articulação de forma localizada ou irradiada para o ouvido, regiões laterais da cabeça, estalos, limitação ou travamento da ATM durante a abertura de boca e, consequentemente, dificuldades na mastigação.

Os problemas mais comuns relacionados à ATM são:

. Alterações internas da ATM – deslocamento de disco articular e processos inflamatórios agudos e crônicos da articulação, que podem ser causados por doenças degenerativas, trauma na região, stress e bruxismo. Estes problemas são conhecidos como Disfunções da articulação Temporo-Mandibular (DTM) e normalmente apresentam múltiplos fatores causadores.
. Cistos e Tumores na ATM
. Anquilose – quando ocorre a calcificação da articulação, impedindo que o paciente consiga abrir a boca.
. Fraturas da ATM – gerados por traumas de face.
. Luxação recidivante – condição em que o côndilo da mandíbula se desloca durante a abertura de boca, saindo da fossa glenóide e, portanto, a ATM sofre uma luxação e “trava”. Geralmente é relatada quando o paciente tenta abrir muito a boca, durante as refeições ou no ato de bocejar, ocorrendo episódios de forma repetitiva.

. Hiperplasia Condilar – condição em que ocorre um hipercrescimento de um côndilo da mandíbula em relação ao outro côndilo, levando a um deslocamento da mandíbula para o lado oposto ao crescimento e, consequentemente, a uma assimetria facial.

Paciente apresentava hiperplasia Condilar do lado direito

Paciente apresentava assimetria facial, com hiper-crescimento do côndilo da mandíbula do lado direito, desvio do queixo para o lado esquerdo, prognatismo mandibular e retrognatismo maxilar.

Cirurgia realizada: Condilectomia Alta (para remoção da área de crescimento do côndilo da mandíbula do lado direito) + Cirurgia Ortognática para correção da assimetria facial.

Todos estes problemas apresentam sinais e sintomas específicos, necessitando de um tratamento individualizado para cada condição. Este tratamento muitas das vezes é multidisciplinar, envolvendo o Dr. Gustavo Suassuna, ortodontista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo e outras especialidades médicas e odontológicas dependendo da origem do problema.

Para isso, é fundamental um correto diagnóstico.

Gustavo Suassuna - Doctoralia.com.br
Gustavo Suassuna - Doctoralia.com.br
error: Conteúdo protegido!!