Trauma de Face

O Traumatismo Bucomaxilofacial pode ocorrer desde simples lesões nos tecidos moles da face, tais como queimaduras, lacerações e contusões a fraturas complexas dos ossos faciais, como fraturas da mandíbula, da maxila, do nariz, do zigoma e do osso frontal. Geralmente são causados por agressões físicas, acidentes de trânsito, quedas, acidentes de trabalho e lesões esportivas.

As fraturas dos ossos da face normalmente causam uma alteração na oclusão dentária (mordida errada), podendo causar outras alterações funcionais como dificuldade respiratória, alterações na visão e dificuldade de abrir a boca.
A fratura óssea deve ser tratada o quanto antes em caráter de urgência, com o objetivo de evitar que os segmentos ósseos cicatrizem numa posição incorreta, podendo acarretar uma série de danos funcionais e estéticos na face. Além disso, a cirurgia realizada precocemente possibilita uma melhor recuperação pós-operatória, permitindo que o paciente retorne a sua rotina diária.

O tratamento pode variar desde curativos e suturas de feridas abertas até procedimentos cirúrgicos de fraturas complexas em ambiente hospitalar sob anestesia geral, visando realizar o reposicionamento e fixação das fraturas ósseas utilizando pequenas placas e parafusos de titânio.

Gustavo Suassuna - Doctoralia.com.br
error: Conteúdo protegido!!