Implantes Dentários e Enxertos Ósseos

A instalação de implantes dentários é indicada para pacientes que necessitam reabilitar um ou mais dentes ausentes, visando restabelecer a estética do sorriso, a fala e a função mastigatória do paciente. Além disso, permitem que o paciente tenha segurança e conforto em seu convívio social.

O implante dentário é um pino de titânio (metal de grande resistência e excelente adaptação no corpo humano) colocado dentro do osso, abaixo da gengiva, que desempenhará o mesmo papel realizado pela raiz de um dente. Sobre esse implante é colocada uma coroa dentária fixa (parte protética) aparafusada a esse implante. Este é fixo como um dente natural, o que não ocorre com a prótese removível. Além disso, não necessita desgastar os dentes vizinhos, muitas vezes íntegros, como acontece na ponte fixa.

O procedimento cirúrgico é realizado no consultório odontológico sob anestesia local, podendo ser acompanhado por sedação ou não. O pós-operatório é comparado com a realização de uma extração dentária. Após a parte cirúrgica do implante dentário, o paciente é encaminhado para um Protesista, que irá começar a fazer os moldes do paciente, visando a confecção da prótese dentária que ficará presa sobre o implante.

Com a perda precoce dos dentes, os pacientes comumente apresentam uma perda gradativa do osso e assim, tem-se um defeito ósseo na região, perdendo a sustentação dos tecidos moles. Nestes casos, é necessário a reconstrução óssea com enxertos ósseos previamente a instalação dos implantes e a confecção da prótese sobre os implantes.

Gustavo Suassuna - Doctoralia.com.br
error: Conteúdo protegido!!